A Desconstrução Valorativa do Presidente Snow: A Inter-Relação entre Ideologia e a Cinematografia

Bárbara Luqueti Tavares

As palavras são tecidas a partir de uma multidão de fios
ideológicos e servem de trama a todas as relações sociais
em todos os domínios (BAKHTIN, 1997, p. 41).

A desconstrução não significa destruição completa, mas sim a desmontagem dos elementos do sujeito como um todo, servindo nomeadamente para descobrir partes que estão dissimuladas e que interditam certas condutas. Como também a noção de valoração, sendo a mesma de base ideológica, a qual necessita de compreensão do conceito de ideologia e sua relação com a linguagem sendo analisada em uma inter-relação social e cinematográfica, com o objetivo de construir práticas discursivas de formulação teórica, de modo que esse conceito seja fundante e seja trabalhado em toda a obra do Círculo de Bakhtin. Deste modo, o papel da desconstrução valorativa no sujeito Coriolanus Snow, Presidente de Panem no filme Jogos Vorazes, aborda muitas perspectivas, principalmente ao se relacionar com as condutas de poder extremistas no contexto social atual.

Em vista disso, o Círculo de Bakhtin, em sua obra Marxismo e filosofia da linguagem, busca compreender como os discursos, materializados nos enunciados, sejam esses apresentados no meio cotidiano ou no meio formal e sistematizado, onde são tomados e refratados pela ideologia, e como essa relação entre ideologia e linguagem se constitui. Por meio dessa relação que os autores vão desenvolver o conceito de valoração. Sendo assim, o conceito de valoração e sua relação com o de ideologia e da linguagem, busca analisar o funcionamento e a materialização da valoração no discurso, por meio da abordagem dos conceitos de enunciado e dos gêneros do discurso, além dos elementos verbovocovisuais, pois estes conceitos fazem parte da significação de um sujeito, o que esse sujeito é, e o que ele representa em uma sociedade.

Consequentemente o objeto de estudo, sendo o Presidente Snow no filme “Jogos Vorazes” (2012), traz um homem muito rico, que mora na capital, onde é o lugar mais afortunado dentro todos. A capital, portanto, o Presidente Snow, controla 12 distritos, sendo o primeiro deles concebido com muitas riquezas, e o décimo segundo sendo o mais pobre. O Presidente força a escolher um garoto e uma garota de cada distrito, conhecidos como tributos, para competir em um evento anual conhecido como os jogos vorazes, onde o mesmo é televisionado para todos, uma espécie de entretenimento para o povo, com o objetivo de controla-los pelo medo. Todos os cidadãos assistem aos temidos jogos, no qual os jovens lutam até a morte, de modo que apenas um saia vitorioso. Os distritos são controlados pelos pacificadores que torturam aqueles que não seguem as regras impostas pela capital, eles não se importam em ajudar as pessoas extremamente necessitadas, apenas seguem os comandos e se aproveitam da maldade.

Dessa maneira, ao colocar o sujeito Coriolanus Snow no centro dessa esfera de valoração, e ao desconstruir o personagem, percebe-se que o mesmo foi um Presidente tirânico de Panem, e antes de se tornar Presidente, foi aluno da Academia na Capital, onde mais tarde, começou a participar das aulas de estudos militares avançado. Ele também serviu brevemente nos Pacificadores, demonstrando tal aptidão que foi aprovado com sucesso em um programa de elite para se tornar um oficial dos Pacificadores, embora, ele não tenha seguido esse caminho. Enquanto cursava a Universidade e estudava estratégia militar avançada, ele também atuou como aprendiz Idealizador, instituindo rapidamente várias novas reformas nos jogos. Apesar de levar o título de presidente, não se sabe se ele foi eleito para o cargo democraticamente.

Figura 1: Coriolanus Snow (2012-2020) “Jogos Vorazes” – “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Fonte: https://www.tribernna.com/2020/04/22/filmes-saga-jogos-vorazes-ganhara-um-novo-filme-focado-no-presidente-snow/

Isto posto, a relação de desconstrução do Presidente Snow deve ser entendida como uma tentativa de reorganizar uma constituição sólida de variedade heterogênea de contradições e das desigualdades discursivas, bem como da relação constitutiva da ideologia com a linguagem. Logo, a avaliação subjetiva da relação emocionalmente valorativa do conteúdo do objeto e o significado de sua fala enfatiza que é o elemento expressivo que determina seu estilo e sua composição, ou seja, a atitude avaliativa do remetente para com seu objeto de fala e outros as afirmações levam à seleção de fenômenos ideológicos que não podem ser reduzidos às peculiaridades da consciência porque eles têm uma incorporação material, ou seja, eles têm um sinal da realidade. Assim, o domínio ideológico coincide com o domínio dos signos, correspondendo entre si.

Ao observar todos os elementos de formação do sujeito Coriolanus Snow, é possível afirmar que toda construção enunciativa possui caráter valorativo frente a outras produções enunciativas, de modo que vale ressaltar e dizer, no mesmo sentido, no contexto da situação atual do Brasil, que a gestão governamental do Presidente Jair Messias Bolsonaro, coincide-se com a figura cinematográfica do Presidente Snow, pois ambos possuem características extremamente semelhantes. Tais semelhanças são a formação do atual Presidente brasileiro, o qual participou da Academia Militar das Agulhas Negras (1977), da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (1973–1973), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Brigada de Infantaria Paraquedista, como também exerceu um papel no exército brasileiro, junto também a formação militar do Presidente Snow.

Em mesma análise, ao citar que ambas figuras de poder, sendo uma delas, um sujeito real inserido atualmente no governo brasileiro, e a outra figura, um personagem de uma obra cinematográfica, onde os dois possuem condutas de poder extremistas, no caso do Presidente Snow, ele alimenta-se do medo, e é só por isso que fica no poder, ele instaura um regime nos distritos através da violência sádica, onde pessoas inocentes são colocadas e trancadas em uma arena com um único objetivo, matar o outro. Sendo, portanto, um homem absolutamente cruel, obcecado pela perfeição em manter a ordem e, não respeita a vida humana, ameaçando e matando pessoas que ameaçassem o seu caminho. Sua obsessão com a perfeição flui de sua paranoia e como resultado disso, ele mata seus próprios aliados (geralmente por envenenamento).

Já o Presidente Jair Messias Bolsonaro, se alimenta do discurso de ódio, do charlatanismo e das Fake News, onde por meio desses materiais, manipula um governo e uma massa. Outra semelhança que se nota entre as figuras de poder, são os pacificadores e a massa bolsonarista, pois os dois grupos utilizam de uma fala, ou comando, para instaurar o caos, e o ódio, sem se importar com as consequências e com a dignidade do outro. Além disso, durante a pandemia, o Presidente do Brasil, negligenciou os cuidados pandêmicos, além dos discursos sem conduta nenhuma, debochando das milhares de vidas perdidas. O mesmo não fez nada para salvar essas vidas, continuou instaurando as Fake News, fazendo piadas sobre o uso de máscara, os cuidados do distanciamento e das campanhas de vacinação, se mostrando contra a compra de vacinas para a imunização do próprio povo. Deste modo, cabe as mesmas semelhanças do Presidente Snow, ao sacrificar qualquer vida para continuar no poder, em relação ao Presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro.

Figura 2: Semelhanças: Coriolanus Snow e Jair Messias Bolsonaro (2012-2020) – Uma colagem entre duas fotos distintas.

Fonte (esquerda): https://thehungergames.fandom.com/wiki/Coriolanus_Snow
Fonte (direita): https://diariodopoder.com.br/politica/presidente-bolsonaro-cresce-nas-pesquisas-na-hora-certa-afirma-especialista

Enfim, a inter-relação entre ideologia e a cinematografia propõe um signo como produto semiótico e ideológico da realidade, pois para ser semiótico, todo signo precisa de um corpo físico ou material e de significação, de forma que as palavras representam signos ideológicos com cunho social, quando utilizadas, ou seja, toda criação ideológica deve ser vivida por meio do discurso. Assim, para o Círculo, o discurso cria uma imanência a partir da estrutura de ideologias pré-formadas, sustentadas por palavras que são verdadeiros signos da ideologia, em razão da mesma ser expressa no contexto social correspondendo à totalidade da atividade mental centrada na vida cotidiana, assim como a expressões que lhe estão associadas, tanto de carácter social como não correspondendo ao sistema ideológico formalizado e sistematizado.

Por outro lado, os sistemas ideológicos formalizados como ciência, moral, arte, religião, etc., são constituídos pela ideologia da vida cotidiana e, uma vez constituídos, exercem uma forte influência sobre ela, dando-lhe um tom próprio. Portanto, se estabelece essa inter-relação entre o sujeito imaginário Coriolanus Snow, da obra cinematográfica “Jogos Vorazes”, com o atual Presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro. Isto só é possível de percepção, ao se analisar a desconstrução valorativa de Snow, pois o mesmo assemelhasse em muitos aspectos ao Presidente Bolsonaro, ambos tiveram estudos milhares e condutas sociais extremamente graves e pejorativas. 

Referências Bibliográficas

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008, p. 325.

JOGOS Vorazes. Direção: Gary Ross. Estados Unidos: Lionsgate, 2012. 142 min.

PAULA, Luciane de. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica de discurso. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, n. 1, p. 239-257, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/125169

VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Rio de Janeiro: 34, 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s